Conheça a Agropecuária Bom Retiro

A Estância Bom Retiro cultiva arroz, milho e azevém, além da criação de cavalos crioulos e bovinos brangus. A propriedade possui uma área de 3.642 hectares e tem como principal característica a produção de reprodutores rústicos, usando genética em escala e a campo para obter carne de qualidade. Desta forma, produzimos touros comerciais produtivos e adaptados para trabalharem em condições extensivas e intensivas. 

O trabalho de seleção é baseado primeiramente na performance reprodutiva, buscando características importantes como: precocidade, facilidade de parto, habilidade maternal e o ganho de peso com terminação.

A Ferramenta de seleção utilizada é o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO). Os Touros são avaliados totalmente a pasto, sendo comercializados a partir dos 30 meses.

Agropecuária Bom Retiro

Fornecemos Touros e Matrizes de genética e elevado padrão de qualidade, além de machos e fêmeas desmamados. Precocidade, rusticidade e produtividade são as características que fornecemos para ter um rebanho de qualidade, pois são preparados em regime de pasto suplementado.

Criação de cavalos crioulos de excelência pelo seu manejo e tradição da raça em solo gaúcho. Destacamos a paixão e o apreço pela raça, pela rusticidade, pela agilidade e pela beleza morfológica. Estes são os pilares que nos movem no cuidado com o cavalo crioulo.

Cultivo do arroz irrigado é mais uma atividade da agropecuária, utilizando o sistema de plantio direto e técnicas de manejo sustentável, como o controle de pragas, adequação do solo e produção ambientalmente corretas.

PATRIARCA

Antônio Fernandes Lima foi o tronco vigoroso, altaneiro e fértil dessa numerosa e, por todos os pontos de vista, respeitada família - os Fernandes Lima. Citar todos os seus descendentes é impossível, devido ao grande número de membros. Por isso, foi escolhido um ramo dessa maravilhosa árvore que apresenta particularidades originalíssimas.

2ª GERAÇÃO

A Fazenda foi herdada por Belisário Fernandes Lima, filho de Antônio Fernandes Lima.

3ª GERAÇÃO

A Fazenda Bom Retiro foi adquirida por Firmino Fernandes Lima, filho de Belisário Fernandes Lima, em 1940, de Ananísio Marques, tendo como área total 4.464 hectares.

4ª GERAÇÃO

Herdada por Fermino Fernandes Lima Junior em 1942, arrendada até sua maioridade. A partir de 1958 começou a repovoar a fazenda com gado e estabelecer parcerias para o plantio de arroz.

5ª GERAÇÃO

Carlos Eduardo e Fernando Lima, dando continuidade ao trabalho ligado ao campo, seguindo a tradição da família, participam na administração da Bom Retiro